segunda-feira, 20 de abril de 2009

TV e Vídeo nas aulas de Língua Portuguesa



POR:CLÁUDIA SUELY PINHEIRO DE SOUZA FERRAZ


Monografia apresentada ao curso Teoria e Método do Ensino de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista.

Orientadora: Profa. MSc. Claudia Vivien C. de O. Soares


Vitória da Conquista
2008


RESUMO


O presente estudo focaliza a utilização de recursos audiovisuais como forma de motivação para a produção de textos dos alunos. A perspectiva desta investigação é de averiguar o nível de interesse dos alunos para produzirem textos após a motivação de um vídeo.
A construção deste estudo teve como base teórica autores que tratam do tema tecnologias na educação a exemplo de José Manoel Moran, Pierre Biban, Joan Ferrés e outros teóricos que desenvolvem pesquisas lingüísticas, textuais e literárias como Irandé Antunes, João Wanderlei Geraldi, Ângela Kleiman e Magda Soares. As características deste estudo se estabelecem numa perspectiva de abordagem qualitativa, tendo como foco de estudo de caso o uso do audiovisual em uma atividade de produção de textos dos alunos em uma determinada turma. Os dados foram coletados, através da observação e dos textos produzidos pelos alunos durante a atividade proposta. Os resultados trazem indícios de que a utilização do audiovisual desperta um maior interesse dos alunos, atraindo-os para as aulas. O estudo realizado traz insinuações de que a motivação com o audiovisual aumenta relativamente, o empenho dos alunos para a escrita, levando-os a produzir textos narrativos. O estudo também sinaliza que a realização de experiências de incentivo à leitura e à escrita com a utilização de recursos dinâmicos, a exemplo, da TV e do vídeo provoca um maior estímulo nos educandos.

PALAVRAS CHAVE: Tecnologias na Educação, TV e Vídeo, Motivação, Produção de Textos, Leitura e Escrita

Um comentário:

Eu disse...

Olá, sou estudante do curso de letras e estou fazendo a minha monografia, vou falar sobre os materiais que complementam as aulas de língua portuguesa e estou elaborando um capítulo sobre este tema. Se possível, gostaria de ter acesso a todo o conteúdo do seu trabalho. É possível?
Agradeço pela atenção.
Vanessa Sousa