segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Coordenador Pedagógico: funções e papeis


Coordenar... O que significa?
 Que papel assume quem coordena?
 E na escola, como é coordenar?

  Ao pensar em papeis, funções, atribuições, daquele que coordena, não é de se causar nenhum estranhamento, nos sobrevir à curiosidade e o desejo de se conhecer melhor a origem da palavra. As fontes de informações consultadas nos esclarecem que, coordenar vem de co, “junto”, e ordiri. Presume-se, então, que um coordenador coloque em ordem um conjunto de coisas ou atividades. Isto, se ele tiver capacidade e houver colaboração, obviamente. Buscando informações a respeito da etimologia da palavra encontramos informações importantes que envolvem o processo de formação das palavras: significante, significado. O léxico dos vocábulos. Além da origem, surge ainda, mais uma curiosidade: o que diz os dicionários em relação ao significado do termo em questão. Para Aurélio, coordenar pode significar ou ser: v.t. Dispor em certa ordem, segundo determinado sistema; organizar, arranjar: coordenar as partes de um discurso. Gramática ligar por coordenação. Se nos atentarmos para os resultados das consultas podemos deduzir que as atribuições da pessoa que assume a função de coordenar, de um modo geral, está voltada para o ato de organizar, direcionar um grupo de pessoas. Enfim, em uma coordenação de uma escola, o profissional educador assume a função de se preocupar com as ações educativas da escola. Desta forma, podemos então, imaginar que o coordenador de uma instituição educacional se ocupa de ações relacionadas às questões pedagógicas, onde podemos destacar: a preocupação com a formação dos professores, a qualidade do ensino-aprendizado, o resultado do trabalho educativo realizado na escola, o envolvimento da família e com a comunidade de um modo geral... Enfim, estes, são pontos de extrema importância para que a escola funcione de forma exitosa. É com essa perspectiva, que o coordenador pedagógico realiza as ações que envolvem o processo de construção do conhecimento no contexto escolar. Dessa forma, as atividades práticas são construídas com intencionalidade, visando com isso, se alcançar o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes, objetivo principal da escola. 
 Enfrentando os Desafios
 Tomando por base as discussões realizadas no fórum sobre as atribuições e desafios do coordenador pedagógico, pude observar que existe uma inquietação muito grande por parte dos profissionais dessa área em função da questão da identidade do coordenador pedagógico. Há uma demonstração dentro da categoria de que existe uma lacuna que precisa ser preenchida neste sentido. Os professores coordenadores são praticamente unânimes em afirmar sobre a indefinição de papeis quando se trata da realização de sua prática na escola. De acordo com as falas dos professores, percebi não ser muito fácil realizar o trabalho na escola. Coordenar exige, primeiramente, muita cautela, pois, não é fácil esse processo de mediação, entre coordenador e pro necessário formação inicial dos docentes e pela necessidade constante da busca pela informação e pelo conhecimento, faz-se necessário a formação em serviço desses profissionais, articulando a teoria com a prática, a fim de assegurar uma aprendizagem significativa escola, o profissional educador assume a função de se preocupar com as ações educativas da escola.

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